sábado, 24 de outubro de 2009

Patrulha criada para combater abigeato mostra resultados positivos


Há pouco mais de um mês foi reativada a Patrulha de Prevenção e Combate ao Abigeato - PPCA - e suas ações já mostram resultados bem significativos. Composta por seis Policiais Militares, entre eles um Sargento e cinco Soldados com experiência em operações desta natureza, a patrulha chega a permanecer por até 48 horas ininterruptas em patrulhamento no Canal São Gonçalo, desde a Lagoa Mirim até a Lagoa dos Patos, abrangendo os municípios de Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande.

Fortemente armados, os PMs contam com uma lancha de transporte, o BAFAFÁ III equipada com rádio para contato com outras embarcações e outro rádio UHF em contato permanente com a sala de operações do 4° BPM, além de outra lancha rápida sempre rebocada nas operações para deslocamentos e desembarque onde a lancha maior não pode atracar.

Os resultados alcançados pela patrulha no último mês comprovam sua necessidade e eficiência, tendo em vista que houve uma grande queda no número de ocorrências de furto/roubo de gado desde a sua reativação. Conforme o Comandante da 3ª Companhia, Capitão Vasconcelos, de acordo com levantamento feito com os pecuaristas, antes da implantação da PPCA eram furtadas em média vinte cabeças de gado por semana. Agora, com o patrulhamento foram registrados apenas dois casos desde o dia 21 de setembro.

E isto ainda é apenas o começo. "Ainda trabalhamos para conhecer a região", afirmou o Oficial. A patrulha ainda está visitando os pecuaristas, mapeando a área e cadastrando todos os rondas das propriedades, os chamados "posteros", procurando descobrir se possuem antecedentes policiais e/ou judiciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário