sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Especial Armas de Fogo - Desert Eagle


Saudações a todos os admiradores e curiosos do mundo das armas de fogo… Nesta edição do nosso Especial Armas de Fogo vamos falar da lendária Desert Eagle (águia do deserto, em inglês). Fabricada atualmente em Israel pela Magnum Research, a Desert Eagle ficou famosa por suas aparições em Hollywood e em games de notoriedade mundial. Exemplo clássico é a portada pelo Agente Smith, em Matrix:



A Desert Eagle é conhecida entre os especialistas como “canhão de mão”, isso porque a Magnum desenvolveu nessas pistolas – todas semi-automáticas – um mecanismo de operação totalmente a gás, semelhante ao utilizado pelo Fuzil M-16, impulsionando calibres robustos, como o .44 Magnum, o .357 Magnum e o mais surpreendente de todos, o .50 Magnum Action Express. Nesse mecanismo de operação os gases liberados pelo disparo são conduzidos por um pequeno orifício situado à frente da câmara, de forma a exercer pressão para que o ferrolho seja movimentado.
O calibre .50 é especialmente utilizado em armamentos de guerra, pois tem configuração perfurante, explosiva, traçante, incendiária e antiblindagem, com posições de antiaérea, terrestre e naval. Veja abaixo o comparativo entre as munições calibre 9mm, 7,62mm , .357sig, 10mm, .45SW, .45 GAP e .50AE, respectivamente.


A Desert Eagle não é indicada para uso policial. Seu poder de destruição, notadamente quando nos referimos ao calibre .50 é muito pesado para o combate urbano. Podemos dizer que trata-se de um armamento para admiradores dos limites que as armas de fogo podem alcançar, já que calibres tão poderosos geralmente não são desenvolvidos para armas curtas como a Desert Eagle. Colecionadores e atiradores profissionais não podem se definir como tal se nunca tiveram contato com esse mito – que além de potente, é belíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário