sexta-feira, 24 de julho de 2009

Criação do BOE em Pelotas

Hoje voltou à tona dentro do 4° BPM o assunto sobre a criação do BOE - Batalhão de Operações Especiais - em Pelotas, o quarto desde a criação de unidade igual em Porto Alegre. Com a chegada de um blindado tipo "Caveirão" semana passada as especulações aumentaram.
Hoje à tarde durante o serviço o comentário era que o futuro 4° BOE teria sua sede provisoriamente no prédio onde hoje funciona a 3ª Companhia do 4° BPM no Fragata e esta teria seu efetivo e sua administração transferidos para a sede do Batalhão. Depois teria ficado decidido que o BOE funcionaria provisoriamente dentro de uma instalação cedida pelo 4° BPM na sede da unidade, onde hoje funciona a administração da 1ª Companhia. Por último, o BOE seria instalado onde hoje funciona o CRPO/Sul, pois tem um prédio amplo, com boas instalações, garagem, etc. e tal.
E de onde viriam os PMs para compor o BOE? Seriam escolhidos entre os que hoje fazem parte do 4° BPM em Pelotas e do 6° BPM em Rio Grande. Em Pelotas especula-se que sejam os PMs que hoje fazem parte do Pelotão de Operações Especiais (POE), da Força de Emprego Tático (FET), da Força de Ações Táticas (FAT), do Pelotão Hipo e Canil. A união destes efetivos originaria a 1ª Companhia de Operações Especiais do 4° BOE com sede em Pelotas; A união dos efetivos do POE, Canil e Pelotão Montado do 6° BPM em Rio Grande originaria a 2ª Companhia de Operações Especiais, totalmente desvinculada do Batalhão de Rio Grande, reportando-se única e exclusivamente ao futuro BOE de Pelotas.
O fardamento padrão de serviço é o camuflado urbano, bem como as viaturas têm grafismo camuflado, diferenciando-as das demais do policiamento ostensivo.
Vejamos onde isso vai dar. Pelo menos o caveirão já chegou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário