Outro dia eu conversava com meu cunhado, que aliás também é primeiro Sargento PM e ele me dizia que já se encontra na Casa Civil do Governo do Estado e pronto para ser enviado à Asembléia um projeto de lei criando um novo plano de carreira para a Brigada Militar. Como eu costumo acompanhar notícias a respeito e vivo acessando os sites da Asof, ABAMF e ASSTBM, que são as entidades de classe da Brigada Militar e nada ví a respeito, exceto a eterna briga pelas melhorias salariais, achei que meu cunhado estava enganado.
Mas, como diz um velho ditado: "Onde há fumaça, há fogo" eu fiquei desconfiado e na terça-feira passada durante o serviço ainda questionei um colega recém formado no Curso Técnico em Segurança Pública se sabia de algo a esse respeito e ele me respondeu que já durante seu curso esse assunto era muito falado e que este plano de carreira nos seria praticamente enfiado goela abaixo.
O que estaria por vir, é que nesse novo plano retornariam as extintas graduações de Cabo e Sub-Tenente e a manutenção dos 3° Sargentos, bem como o posto de 2° Tenente. O interstício entre as promoções seriam maiores, com no mínimo cinco ou seis anos em cada Graduação para os Praças e até oito anos para os Oficiais acima de Capitão.
Eu sinceramente não sei se isso é verdade, mas uma coisa é certa: Do jeito que está, não pode ficar. Hoje temos um plano de carreira no mínimo injusto. Por exemplo, eu sou 1° Sargento desde 2001 e naquela época existia no 6° BPM um soldado antigão que em seguida foi promovido a 3° Sargento pela sua antiguidade. Em seguida ele foi para o CTSP e sai 2° Sargento. No ano seguinte já era 1° Sargento, igual a mim. O que aconteceu depois? Bom, ele foi pra reserva como 1° Tenente. Se ele decidir retornar ao serviço ativo em virtude de um programa já criado para este fim, eu tenho que chamá-lo de Senhor e prestar continência pra ele. Nada contra a pessoa do colega lá, mas vejam só como é incrível o nosso atual plano de carreira!!! Palmas para os "gênios" que o inventaram!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário