
Está previsto para o dia 02 de outubro o lançamento nacional do filme Salve Geral – O dia em que São Paulo parou. O longa é inspirado nos surpreendentes ataques do PCC ao estado de São Paulo em 2006 e já foi indicado para disputar o Oscar no próximo ano.
Com uma produção ao custo de R$ 9 milhões (Tropa de Elite gastou pouco mais de R$ 10,5 milhões e ROTA Comando utilizou “míseros” R$ 500 mil em sua produção independente), Salve Geral promete ser o grande lançamento do ano e aproveita a tendência do cinema nacional de explorar a temática da segurança pública. Acredito que ele não irá superar o fenômeno (de bilheteria e pirateada) de Tropa de Elite, mas ainda assim deverá causar grande repercursão, pois a julgar pelo trailer a obra parece ser bem produzida. A direção é de Sérgio Rezende.
Com uma produção ao custo de R$ 9 milhões (Tropa de Elite gastou pouco mais de R$ 10,5 milhões e ROTA Comando utilizou “míseros” R$ 500 mil em sua produção independente), Salve Geral promete ser o grande lançamento do ano e aproveita a tendência do cinema nacional de explorar a temática da segurança pública. Acredito que ele não irá superar o fenômeno (de bilheteria e pirateada) de Tropa de Elite, mas ainda assim deverá causar grande repercursão, pois a julgar pelo trailer a obra parece ser bem produzida. A direção é de Sérgio Rezende.
Veja a sinopse:
No Dia das Mães de 2006, a cidade de São Paulo está sitiada. Ataques a delegacias de polícia, ônibus incendiados, ameaças a shoppings, metrô e aeroportos. Quem lidera a ação é o Comando, uma poderosa organização criminosa.
No meio do caos está a viúva Lúcia, uma professora de piano, de classe média, que passa por dificuldades financeiras e tem uma missão: tirar o filho adolescente da cadeia. Rafael, 18 anos, está preso por ter se envolvido num incidente que terminou com a morte de uma jovem.
Nas visitas ao filho na penitenciária, Lúcia conhece Ruiva, advogada do Professor, líder do Comando. A empatia entre as duas é imediata e Ruiva começa a usar Lúcia em algumas missões ligadas à sua organização. Lúcia precisa de dinheiro e por isso vai aceitando os desafios, no limite entre a legalidade e o crime.
Paralelamente, o Comando vive uma acirrada luta interna de poder e ao mesmo tempo enfrenta o inimigo comum: o sistema penitenciário. A crise entre prisioneiros e o sistema carcerário se agrava e, numa demonstração de força, o governo transfere de uma só vez centenas de presos de alta periculosidade para presídios de segurança máxima do interior de São Paulo. A reação é imediata. O Comando envia seu códido: Salve Geral. E São Paulo vira um inferno.
Inspirado em fatos verídicos, “Salve Geral” conta uma história de ficção das mulheres por trás do Comando e mostra que quando a lei e a ética são postas em questão o que impera é a força.
No meio do caos está a viúva Lúcia, uma professora de piano, de classe média, que passa por dificuldades financeiras e tem uma missão: tirar o filho adolescente da cadeia. Rafael, 18 anos, está preso por ter se envolvido num incidente que terminou com a morte de uma jovem.
Nas visitas ao filho na penitenciária, Lúcia conhece Ruiva, advogada do Professor, líder do Comando. A empatia entre as duas é imediata e Ruiva começa a usar Lúcia em algumas missões ligadas à sua organização. Lúcia precisa de dinheiro e por isso vai aceitando os desafios, no limite entre a legalidade e o crime.
Paralelamente, o Comando vive uma acirrada luta interna de poder e ao mesmo tempo enfrenta o inimigo comum: o sistema penitenciário. A crise entre prisioneiros e o sistema carcerário se agrava e, numa demonstração de força, o governo transfere de uma só vez centenas de presos de alta periculosidade para presídios de segurança máxima do interior de São Paulo. A reação é imediata. O Comando envia seu códido: Salve Geral. E São Paulo vira um inferno.
Inspirado em fatos verídicos, “Salve Geral” conta uma história de ficção das mulheres por trás do Comando e mostra que quando a lei e a ética são postas em questão o que impera é a força.
Só espero que o filme não desperte a empatia do público com os criminosos, como já vimos em outras produções.
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