terça-feira, 16 de novembro de 2010

Susepe leva oito dias para recapturar preso gaúcho de tornozeleira em São Paulo

 
thumbsCAQPI7JH
Apesar de saber a localização exata, em tempo real, de todos os apenados gaúchos com tornozeleiras eletrônicas graças ao sistema Global Positioning System (GPS), a Superintendência Estadual dos Serviços Penitenciários (Susepe) só conseguiu recapturar na noite desta quinta-feira um detento foragido há oito dias. No dia 3, o preso havia fugido da área delimitada pela Justiça e foi para o Estado de São Paulo.
De acordo com a Susepe, o detento seguiu, neste período, recarregando as baterias dos aparelhos, que tem duração de 30 horas, e estava no município de Bragança Paulista (SP). O órgão pediu auxílio à Polícia de São Paulo, que conseguiu localizar o detento, na cidade.
Ao ser questionado sobre a demora para a recaptura, o superintendente-adjunto do órgão, Afonso Auler, argumentou que a Susepe aguardava uma ação programada da polícia paulista. “Ele também havia ligado para nós, no último sábado, dizendo que pretendia se apresentar”, afirmou.
O órgão ainda desconhece os motivos para o apenado ter recarregado as baterias. “Talvez, com isso ele tente reduzir as penalidades que sofrerá com a infração”, comentou o superintendente-adjunto. Antes de fugir, o preso pediu à Vara de Execuções Criminais (VEC) de Porto Alegre uma autorização para trabalhar no interior paulista, mas a solicitação ainda não havia sido apreciada. Com a fuga, ele perde o direito de usar o aparelho e deve regredir para o regime fechado.
Correio do Povo

Tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário