domingo, 25 de abril de 2010

Por dentro do set de Tropa de Elite 2

Após cinco meses de muito trabalho, a data de estréia nos cinemas do filme Tropa de Elite 2 já pode ser anunciada: 3 de Setembro. Até lá, continuaremos colocando mais notícias aqui no blog. Agora veja, alguns elementos que comporão o filme.


Martin Trujillo comanda a caracterização de Tropa 2

Nada pior de que assistir a um filme de ação em que as cenas parecem falsas e inverossímeis. Para que isso não aconteça, a produção de “Tropa 2” contratou o maquiador Martin Trujillo para comandar a caracterização dos personagens do longa. Mexicano, mas há 14 anos morando no Brasil, Trujillo já havia assumido a mesma função em Tropa de Elite. No set, em sequências que envolvem ferimentos, tiros, sangue, explosões e corpos queimados é mais do que comum escutar o nome dele no set. Crédito: Prazeres Barbosa

Carros de Cena

Cenas de ação envolvem tiros, armas e muuuitas vezes, carros. Não seria diferente em Tropa 2. Para isso, existe uma equipe no longa-metragem responsável unicamente por preparar os veículos de cena. Isso inclui o aluguel, a colocação de adesivos, enfim, uma maquiagem automobilística. O produtor de veículos do longa é Ronaldo Costa. Vejam abaixo  as fotos da preparação de um desses veículos.

Presídio construído para ‘Tropa de Elite 2’ reproduz Bangu em detalhes

Quem assistir ao “Tropa de Elite 2” nos cinemas, no segundo semestre deste ano, vai conferir em uma das sequências um presídio inteiramente construído para o filme. Baseado na arquitetura do famoso Bangu I, o cenário tem 500 m². Veja abaixo vídeo sobre a construção:


quinta-feira, 15 de abril de 2010

TOLERÂNCIA ZERO EM TODO BRASIL

Movimento Polícia Legal dia 23 de Abril

Companheiros,

Recebemos informação que no dia 23 de abril no estado do Rio Grande do Norte vai iniciar o movimento TOLERÂNCIA ZERO. Uma idéia simplesmente genial que iremos realizar no Brasil inteiro.

Está na hora de fazermos algo impactante que atinja toda a sociedade brasileira. Sabemos que legalmente não podemos fazer greve, pois bem, usemos a lei a nosso favor.

Somos os responsáveis por aplicar a lei por esse motivo ninguém poderá reclamar ou tentar nos punir por estarmos cumprindo a legislação brasileiro.

Vamos detalhar o movimento:

No dia 23 de abril devemos realizar um policiamento dentro da legalidade, exigindo todos os materiais de proteção individual e os princípios da segurança pública. Nesta data instituiremos a TOLERÂNCIA ZERO sendo intransigentes no policiamento ostensivo, lavrando Auto de Infração de Trânsito, Termo Circunstanciado ou Boletim e Ocorrência ou encaminhamento para a  delegacia e efetuando o procedimento padrão para TODA E QUALQUER OCORRÊNCIA. Seja numa pequena discussão, vadiagem, mendicância, seja um consumo de drogas, seja vandalismo, seja a falta de sinto de segurança, dirigindo utilizando o celular, carros oficiais fora do horário de expediente, tudo deve ser levado para a delegacia. Não podemos de maneira nenhuma nesse dia assumir as funções da Polícia Civil e Agentes Penitenciários.

Vamos unir forças e avançar no processo de valorização profissional, condições de vida e de trabalho e de consciência de classe.

Vamos fazer cartilhas com as principais informações para os praças e oficiais. Tudo dentro da legalidade.

Façamos uma conscientização da tropa mostrando a ela que temos força quando usamos a lei. Será tudo a base de NOSSO DEVER CONSTITUCIONAL, OSTENSIVO E PREVENTIVO. Simples assim!

Nada de deixar qualquer irregularidade passar em branco. Simplesmente TOLERÂNCIA ZERO... Aí já viu né... tudo que é viatura ou de PB no local da ocorrência ou de PB na delegacia.
No Estado do Sergipe a sociedade não gostou da legalidade dos agentes de trânsito, em especial os PMs, pois os mesmos estavam preenchendo cerca de 3 talões de multa por dia.

Detalhe: Lá a operação durou apenas 3 dias, pois o governo não suportou e concedeu um aumento superior a 110% (De 1.400,00 par 3.200,00).

Detralhe 2: Temos que aprender com Sergipe, lá eles só sinalizam o retorno do TOLERÂNCIA ZERO que todo mundo treme. Tem ônibus que deixa de rodar por não está totalmente legalizado. Lembre-se NOSSO PODER É MUITO FORTE! Apenas não nos demos conta disso.

Uma coisa interessante que muitos não atentam:

Em horário de "rush" TODOS OS ÔNIBUS desrespeitam o CTB, levando mais do que a capacidade disposta em lei. Como foi feito em Sergipe: em determinado horários, paravam os ônibus e um policial contava o número de passageiros. Se tivesse superior ao permitido (o que não é difícil!), solicitava-se os documentos do motorista e do veículo. RESULTADO: multa geral!

As empresas dos coletivos começaram a reclamar, principalmente no ouvido dos políticos.

Iremos confeccionar uma cartilha estipulando todo procedimento e detalhando alguns crimes e contravenções que costumamos ver diariamente e deixamos passar em branco, fazendo vista grossa. Com por exemplo: exercício ilegal da profissão - Flanelinha tem que ter autorização expedida pelo município. Se não tiver, delegacia. Sem falar que muitos deles nem portam identidade.

O que diz a lei:

Artigo 1º da Lei Federal nº 6.242, de 1975, estabelece que "o exercício da profissão de guardador e lavador autônomo de veículos automotores, em todo o território nacional, depende de registro na Delegacia Regional do Trabalho competente." Para tanto, o interessado deve apresentar prova de identidade, atestado de bons antecedentes, certidão negativa dos cartórios criminais de seu domicílio, prova de estar em dia com as obrigações eleitorais e de quitação com o serviço militar. Em seu art. 4º, a lei diz ainda que a autoridade municipal deve designar "os logradouros públicos em que será permitida a lavagem de veículos automotores pelos profissionais registrados."

Portanto é só procurar que achamos muita coisa.
O texto acima foi adaptado. Mas seu autor é Sport Recife (comunidade Polícia Militar do RN)
Nossa força é simples, notória e gigante. Só não aprendemos a usá-la.
Se o Brasil aderir a este movimento, iremos acabar com o "jeitinho Brasileiro". E lembrando a todos, a Polícia Federal só conseguiu atingir o teto salarial de hoje, realizando as famosas Operações Padrões.

Conto com você de todo o Brasil para o nosso:

Atenção: Deixem suas sugestoes abaixo!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

GATE completa 20 anos hoje



Grupo de Ações Táticas Especiais da Brigada Militar completa 20 anos
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da Brigada Militar, está completando 20 anos. A solenidade comemorativa ao aniversário do grupamento especializado acontece nesta quinta-feira (08), em solenidade às 18h30min, na sede do 1º Batalhão de Operações Especiais (BOE), localizado na Avenida Silvado, 630, bairro Partenon, em Porto Alegre.

Criado em 3 de abril de 1990, o Gate era subordinado ao Batalhão de Polícia de Choque (hoje BOE), ao nível de pelotão. Seu embrião deu-se no ano de 1989, onde foi iniciado no 9º Batalhão de Polícia Militar, da Capital, um estágio para a formação de um grupo especial preparado para atuar em ocorrências que necessitassem de emprego de técnicas e tática especiais. Para isso foi realizado o I Estágio Especial de Comandos e Operações Especiais, originando o CT-9 -Comando Tático – 9. Já no ano seguinte aconteceu o segundo estágio que resultou no Núcleo de Comandos e Operações Especiais.

Em 1994 foi realizado o primeiro Curso de Formação de Sargentos em Ações Táticas Especiais - CFS/ATE, onde a partir de então, todo o efetivo de praças do Gate passou a ser constituído por sargentos. Todos os cursos do Grupamento são baseados nas mais modernas técnicas e táticas, seguindo a doutrina internacional inerente aos Grupos de Operações Especiais, onde os alunos são submetidos a um rigoroso treinamento de adaptação, controle emocional, resistência física e capacitação técnica, tornando estes profissionais totalmente capacitados a agir em ocorrências difíceis como casos com reféns, psicopatas armados, ocorrências com artefatos explosivos, rebeliões em presídios, entre outros.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

POE estoura boca de fumo


Objeto foram apreendidos na "boca de fumo"

Na manhã de hoje PMs do Pelotão de Operações Especiais do 4º BPM/Pelotas estouraram uma boca de fumo na Vila Farroupilha. A boca funcionava em uma casa no bairro e segundo alguns vizinhos, o movimento de venda de drogas era constante. Foram apreendidos diversos objetos e droga, entre eles binóculos para que os criminosos pudessem observar à distância a aproximação da polícia, lanternas, uma arma a gás comprimido calibre 5,5mm, pochetes, cerca de oito celulares usados como "moeda de troca" por drogas, dinheiro em papel e moedas e cerca de trinta pedras de cack, prontas para venda.

Um indivíduo apontado pelos PMs como o dono da casa foi preso e conduzido junto com uma mulher que foi qualificada como testemunha. Na delegacia da Polícia Civil o conduzido foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes e encaminhado ao Presidio Regional de Pelotas.

sábado, 3 de abril de 2010

Tentaram a sorte... encontraram o azar

Dois marginais em um veículo Monza tentaram fugir de uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais do 4° BPM na manhã de sexta-feira, 02/04 no bairro Dunas. Se deram mal. Após serem abordados, os indivíduos não obedeceram a ordem de pararem o veículo e sairam na contramão pela Avenida Domingos de Almeida e só foram alcançados e presos na estrada das Charqueadas. Durante a tentativa de fuga, ainda atiraram contra os PMs do POE, que revidaram.

Foram presos Rafael Duarte da Silva e Mateus Rosa Ferreira  com 14 pedras de crack, um revólver calibre 38 e munição.


Depois de autuados em flagrante por tráfico, porte ilegal de arma e tentativa de homicídio contra os PMs, os dois indivíduos foram conduzidos ao Presídio Regional de Pelotas, onde ficarão recolhidos à disposição da justiça.